Criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1982, o Dia Mundial de Combate à Tuberculose é celebrado anualmente em 24 de março e tem objetivo de conscientizar a população sobre a doença. A data foi criada em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo que causa a doença, pelo médico Robert Koch.
De acordo com o Programa Nacional de Controle da Tuberculose, vinculado ao Ministério da Saúde, o Brasil ocupa o 15º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. Estima-se uma prevalência de 50 milhões de infectados com cerca de 111.000 casos novos e 6.000 óbitos, ocorrendo anualmente. Estimativas da OMS apontam que um terço da população mundial está infectada pelo bacilo da tuberculose, o que corresponde a dois bilhões de pessoas. De acordo com a Organização, essa é uma das doenças que mais mata no Brasil.
Segundo a pneumologista do Hospital Santa Genoveva, Drª Bruna Zanatta Franco, o gênero masculino que estão no grupo etário entre 45 e 59 anos apresentam as maiores taxas de incidência. “A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa e é transmitida pela respiração, através das gotículas suspensas no ar. É uma doença que, desde que seja diagnosticada precocemente, tem cura”, afirma a pneumologista.
“É importante prevenirmos a transmissão da doença, fazendo o diagnóstico precoce para iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. O tratamento deve ser feito por, no mínimo, seis meses, diariamente e sem interrupção. Além disso, vale ressaltar que a vacina BCG é obrigatória para menores de um ano”, finaliza a médica.
Sintomas
Tosse por mais de três semanas, febre, cansaço, falta de apetite, emagrecimento e, nos casos mais avançados, tosse com presença de sangue.
Tratamentos
Os tratamentos são realizados através de medicamentos que matam e impedem as bactérias de se proliferarem.
Acidente ocorreu na madrugada desta quinta-feira (3); carga ficou espalhada pela pista.
O vice-prefeito participou da ação que contou com servidores do Município e profissionais da empresa responsável pela coleta do lixo em Campos Altos.
Trecho segue interditado após derramamento de óleo vegetal; carreta e caminhão colidiram na manhã desta quarta-feira (2).
O Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) do Posto Avançado de Campos Altos apagou as chamas.
No decorrer da ação, um suspeito foi preso pelos crimes de receptação e posse ilegal de arma de fogo.